H2hobby Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» 1º salgado - ricardo
Novo na Aquariofilia Empty2011-06-15, 15:31 por Pedro armadilha 0.5

» meu aquário novo
Novo na Aquariofilia Empty2011-06-15, 15:26 por Pedro armadilha 0.5

» 1º Reef Marco Mendes
Novo na Aquariofilia Empty2011-05-18, 15:30 por Marco Mendes

» Reef 260Litros
Novo na Aquariofilia Empty2011-04-07, 12:59 por Andre

» Pedra ornamental
Novo na Aquariofilia Empty2011-03-28, 12:32 por Filipe Faria Meca

» Discus Spot ...
Novo na Aquariofilia Empty2011-03-19, 18:08 por Andre

» Espaço dedicado à TMC (Tropical Marine Centre)
Novo na Aquariofilia Empty2010-12-10, 06:06 por Raul Matos

» Vila Velha
Novo na Aquariofilia Empty2010-11-17, 14:02 por Alex Feliciano

» TPA`s (Troca parciais de água)
Novo na Aquariofilia Empty2010-11-11, 09:00 por joaoTomas

Galeria


Novo na Aquariofilia Empty
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Votação

Qual a melhor marca de filtros na sua opinião?

Novo na Aquariofilia Vote_lcap9%Novo na Aquariofilia Vote_rcap 9% [ 3 ]
Novo na Aquariofilia Vote_lcap6%Novo na Aquariofilia Vote_rcap 6% [ 2 ]
Novo na Aquariofilia Vote_lcap76%Novo na Aquariofilia Vote_rcap 76% [ 26 ]
Novo na Aquariofilia Vote_lcap0%Novo na Aquariofilia Vote_rcap 0% [ 0 ]
Novo na Aquariofilia Vote_lcap0%Novo na Aquariofilia Vote_rcap 0% [ 0 ]
Novo na Aquariofilia Vote_lcap0%Novo na Aquariofilia Vote_rcap 0% [ 0 ]
Novo na Aquariofilia Vote_lcap9%Novo na Aquariofilia Vote_rcap 9% [ 3 ]
Novo na Aquariofilia Vote_lcap0%Novo na Aquariofilia Vote_rcap 0% [ 0 ]

Total de votos : 34

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário


Novo na Aquariofilia

2 participantes

Ir para baixo

Novo na Aquariofilia Empty Novo na Aquariofilia

Mensagem  Mika 2010-01-15, 10:23

Ola a todos!!

Sou o Micael Pedro, e estou a pensar montar um aquario... Nao tenho experiencia nenhuma na Aquariofilia, mas estou muito entusiasmado, tenho lido muitas coisas, visto alguns aquarios, falado com algumas pessoas, e sinto que será um hobby muito agradavel para mim...
Gostaria (se nao fosse pedir muito) que me dessem algumas luzes sobre os vossos primeiros dias como aquariofalos (é assim que se diz?? lol)... já li os topicos em que fala das primeiras fases da montagem de aquarios...
O que me deixa mais em dúvida, é escolher entre um aquario de agua doce ou salgada??? o que me dizem??? adoro peixes exoticos e "diferentes"... mas tenho algum receio de como nao tenho experiencia em aquariofilia que o aquario de agua salgada seja um passo maior que a perna... por outro lado, o aquario de agua doce, a primeira vista não me parecia tão entusiasmante, mas depois de ler algumas coisas, e saber algumas opinioes (apesar de os aquarios de agua salgada serem mais bonitos (minha opiniao, que podera ou nao ser compartilhada com a vossa)), verifiquei que tambem têm um mundo fascinante e que tambem são um desafio e um prazer...
Enfim, se pudessem dar-me umas luzes sobre este tema, agradecia imenso...

Um abraço a todos e até ja.... :-)

Mika
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 42
Data de inscrição : 15/01/2010
Idade : 40
Localização : Caldas da Rainha

Ir para o topo Ir para baixo

Novo na Aquariofilia Empty Re: Novo na Aquariofilia

Mensagem  Alex Feliciano 2010-01-15, 14:15

Olá Micael,

antes de mais, bem vindo ao forum! Wink
Ora bem, quanto à minha experiencia pessoal posso dizer que:

- Ter um bom aquário de água doce ou salgada exige alguma leitura e procurar esclarecer alguma duvida que possa aparecer com alguem que te dê confiança, internet, livros etç.

-Deves procurar escolher o tipo de aquário(doce plantado, sem plantas ou salgado reef ou só de peixes, etç.) que achas que mais te vai agradar e entusiasmar para que possas estar sempre com algum interesse no hobby porque deves ter em conta que os seres que vais albergar num aquário são seres vivos e merecem o devido respeito e direito à vida dentro das melhores condições que lhes podemos oferecer...
Se achas que o aquario salgado é mais bonito deves ir por ai nem que em vez de montares o aquario em 6 meses montes em dois anos mas no fim possas dizer que realmente fizeste algo que te agrada bastante(no salgado o investimento inicial é superior ao de água doçe e também tudo mais demorado), se fores para um aquário de água doçe tens de ter em mente que é mesmo isso que queres para depois não te vires a arrepender e decidires transformar esse mesmo aquário num salgado passado uns meses querendo isso dizer que gastaste dinheiro desnecessário antes...
A nivel de comparação de dificuldade entre um aquário doce e um aquario salgado na manutenção não existe assim tanta diferença, depende realmente daquilo que pretendes pois um bom plantado irá dar tanto trabalho(ou por vezes até mais) do que um aquário salgado. Podes saber andar de mota e não saberes andar de bicicleta e vice versa Very Happy

Ou seja, finalizando e resumindo, em 1º lugar deves de tentar perceber realmente o que mais te fascina (aquário doce ou salgado) e a partir dessa decisão investiga lendo um pouco e perguntado a amigos ou uma loja da tua confiança e segue em frente independentemente da escolha que fazes porque nenhuma delas é um "bicho de sete cabeças" Wink


Cumps.
Alex Feliciano
Alex Feliciano
Moderador
Moderador

Mensagens : 76
Data de inscrição : 26/09/2009
Idade : 44
Localização : Óbidos

Ir para o topo Ir para baixo

Novo na Aquariofilia Empty Re: Novo na Aquariofilia

Mensagem  Mika 2010-01-17, 16:33

Ola Alex,

Obrigado pelas dicas, realmente sinto que o aquario de agua salgada é muito lindo (quando bem conseguido), e estava mesmo muito inclinado para esse "lado", mas quando começei a ler e a informar-me sobre este hobby, descobri que o aquario de agua doce tambem tem os seus fascinios, e tambem me chamou muito a atenção, tanto que fiquei "baralhado" lolol...
agora nao sei mesmo o que escolher, sinto que qualquer que seja a escolha, ficarei estremamente satisfeito...
Em relação ao aquario de agua salgada, foi-me dito que quando os peixes adoecem, se torna mais dificil de tratar, e quando ha problemas com os corais, se torna complicado "controlar" a situação... sera que esta informação esta correcta???
se poderem, agradecia que me dessem mais informações sobre este tipo de aquario, ou onde eventualmente me posso informar melhor...
Obrigado...

Um abraço a todos...

Mika
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 42
Data de inscrição : 15/01/2010
Idade : 40
Localização : Caldas da Rainha

Ir para o topo Ir para baixo

Novo na Aquariofilia Empty Re: Novo na Aquariofilia

Mensagem  Alex Feliciano 2010-01-18, 06:19

Boas Mika,

as doenças em água salgada são diferentes das de água doçe mas também são menos vulgares de aparecer (na minha opinião) se as coisas forem feitas com calma e levares em conta 2 ou 3 regras importantes. Quanto aos corais ainda são menos vulgares (apesar de existirem) e não tão propagaveis como por vezes podemos pensar...
No que diz respeito à água doce as doenças são todas mais façilmente propagaveis e se detectadas de inicio podem ser resolvidas com os medicamentos que existem no mercado para o respectivo problema em conjunto com a melhoria das condições de água, alimentação, etç. sem termos grandes perdas entre os habitantes do aquário enquanto na água salgada devido à concentração de cobre que existe na maioria dos medicamentos não devem ser tratados nenhuns animais no aquário principal devido à rocha viva e invertebrados(estes ultimos não toleram o cobre o que os levaria à morte).
Na realidade se fizermos as coisas com calma, antes de comprares peixes, certificares-te que te parecem saudaveis, a água está boa quer a nivel de parametros fisicos quer biologicos, frequentares uma loja que te dê confiança e introduzir e aclimatar bem os peixes é menos provavel aparecer uma doença, seja de água doçe ou salgada apesar de mais dia menos dia apareça devido ao stress e a tudo mais que os peixes sofrem só no transporte mas não podes pensar que hoje não vais fazer surf porque pode-te aparecer um tubarão Very Happy
Resumindo, acho que a parte das doenças é mais vulgar aparecer na água doçe do que na salgada e muitas vezes na água salgada podemos ter um peixe doente e ele daqui a 1 semana estar curado sem ter propagado para outros mas também existe o risco de isso não acontecer e vir a propagar-se para outros!
A diferença de aparecer menos doenças nos aquários salgados talvez esteja na forma como o pessoal gere o aquário porque faz-se as coisas sempre com mais calma até porque financeiramente é tudo um pouco mais caro e talvez por isso não se "arrisque" enquanto na água doçe comete-se mais "asneiras" porque tudo é mais acessivel (digo eu) Very Happy
Espero ter ajudado em alguma coisa com os meus testamentos Laughing mas essa tua politica de investigares bem é a mais correcta, podes ir continuando a expor as tuas duvidas que naquilo que eu souber ou poder ajudar é na boa! Wink

Cumps.
Alex Feliciano
Alex Feliciano
Moderador
Moderador

Mensagens : 76
Data de inscrição : 26/09/2009
Idade : 44
Localização : Óbidos

Ir para o topo Ir para baixo

Novo na Aquariofilia Empty Re: Novo na Aquariofilia

Mensagem  Mika 2010-01-18, 12:56

ola Alex,

Antes de mais, obrigado pela tua disponibilidade e pela ajuda que tens dado, tem sido fundamental para tirar as duvidas...
Quando no outro topico me disseste que podias montar um aquario em "dois" anos (pela facto de estes serem mais "caros" e precisarem de mais investimento), nao, entendi uma coisa :-p podes monta-los aos "poucos", mas nao podes montar um aquario para ter "logo" a rocha viva e os peixes, e depois, ir montando o resto aos poucos... qual o minimo que se deve ter para poder logo por a rocha, e de seguida os peixes (obviamente depois de a agua estar nas condiçoes para tal, dentro dos seus parâmetros)...

Mika
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 42
Data de inscrição : 15/01/2010
Idade : 40
Localização : Caldas da Rainha

Ir para o topo Ir para baixo

Novo na Aquariofilia Empty Re: Novo na Aquariofilia

Mensagem  Alex Feliciano 2010-01-18, 15:58

Boas Mika,

É assim a partir do momento em que a água do teu aquario apresenta a salinidade correcta e a temperatura correcta podes avançar com a introdução da rocha...
Se já leste alguma coisa ou se alguem já te explicou a importancia da rocha viva num aquário de água salgada deves ter em conta que só no fim de teres a quantidade exacta de rocha no aquário é que deves começar a povoar com peixes, corais, etç mas isto claro, quando os parametros quimicos e biologicos o permitirem (ou seja o ciclo estiver feito)
Não quer isto dizer que antes de teres a quantidade de rocha indicada para o teu aquário e os parametros da água certinhos não pudesses colocar um peixito ou dois mas na minha opinião não o deves fazer porque pode haver um desiquilibrio nesses mesmos parametros... a pressa é a inimiga nº1 da perfeição e na aquariofilia, seja doce ou salgada, para fazeres as coisas bem e obteres sucesso deves de ter muita paciencia na montagem do teu aquário. É um conselho Very Happy

Cumps.
Alex Feliciano
Alex Feliciano
Moderador
Moderador

Mensagens : 76
Data de inscrição : 26/09/2009
Idade : 44
Localização : Óbidos

Ir para o topo Ir para baixo

Novo na Aquariofilia Empty Re: Novo na Aquariofilia

Mensagem  Mika 2010-01-19, 05:21

Ola Alex,

Sim o que dizes faz todo o sentido, e claro que quanto mais depressa, pior!!! Shocked
Mas eu nao falava da rocha viva, nem dos peixes ou corais... falava de todo o resto do aquario, dos filtros, das luzes, etc... porque todo esse material tambem e caro e o que nao entendi, é se precisas de ter ja todo o material, ou existe algum material que o podes "ir pondo" lol!
Enquanto que no aquario de agua doce, "facilmente" (monetariamente) se monta um, o de agua salgada, ja nao é bem assim... Estou errado??

Obrigado, Abraço

Mika
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 42
Data de inscrição : 15/01/2010
Idade : 40
Localização : Caldas da Rainha

Ir para o topo Ir para baixo

Novo na Aquariofilia Empty Está escolhido!!!

Mensagem  Mika 2010-01-20, 11:36

Ola a todos!!!

Queria apenas informar (não que isto seja de interesse a alguem, lol Razz ), que finalmente escolhi que irei "construir" um "habitá" para peixes de agua salgada...
Aproveito para agradecer ao alex toda a ajuda que me deu, e todas a duvidas que tirou...
Logo, quando as tiver disponveis, irei postar as fotos do meu "Aqvaruim", até lá espero que seja pouco tempo...
Dimensões:100x40x35
120L de Água (+/- 5 kg de Sal Marinho)
17,5kg de Rocha viva
Bomba Seio M250 250GPH/1000LPH
Termostacto 200W

Até breve, Cumpts

Mika
Membro Junior
Membro Junior

Mensagens : 42
Data de inscrição : 15/01/2010
Idade : 40
Localização : Caldas da Rainha

Ir para o topo Ir para baixo

Novo na Aquariofilia Empty Re: Novo na Aquariofilia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos