H2hobby Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» 1º salgado - ricardo
co2 caseiro Empty2011-06-15, 15:31 por Pedro armadilha 0.5

» meu aquário novo
co2 caseiro Empty2011-06-15, 15:26 por Pedro armadilha 0.5

» 1º Reef Marco Mendes
co2 caseiro Empty2011-05-18, 15:30 por Marco Mendes

» Reef 260Litros
co2 caseiro Empty2011-04-07, 12:59 por Andre

» Pedra ornamental
co2 caseiro Empty2011-03-28, 12:32 por Filipe Faria Meca

» Discus Spot ...
co2 caseiro Empty2011-03-19, 18:08 por Andre

» Espaço dedicado à TMC (Tropical Marine Centre)
co2 caseiro Empty2010-12-10, 06:06 por Raul Matos

» Vila Velha
co2 caseiro Empty2010-11-17, 14:02 por Alex Feliciano

» TPA`s (Troca parciais de água)
co2 caseiro Empty2010-11-11, 09:00 por joaoTomas

Galeria


co2 caseiro Empty
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Votação

Qual a melhor marca de filtros na sua opinião?

co2 caseiro Vote_lcap9%co2 caseiro Vote_rcap 9% [ 3 ]
co2 caseiro Vote_lcap6%co2 caseiro Vote_rcap 6% [ 2 ]
co2 caseiro Vote_lcap76%co2 caseiro Vote_rcap 76% [ 26 ]
co2 caseiro Vote_lcap0%co2 caseiro Vote_rcap 0% [ 0 ]
co2 caseiro Vote_lcap0%co2 caseiro Vote_rcap 0% [ 0 ]
co2 caseiro Vote_lcap0%co2 caseiro Vote_rcap 0% [ 0 ]
co2 caseiro Vote_lcap9%co2 caseiro Vote_rcap 9% [ 3 ]
co2 caseiro Vote_lcap0%co2 caseiro Vote_rcap 0% [ 0 ]

Total de votos : 34

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário


co2 caseiro

2 participantes

Ir para baixo

co2 caseiro Empty co2 caseiro

Mensagem  Ruy M. 2009-12-29, 10:05

Após um bom periodo de crescimento de várias plantas no meu aquario de 60 litros, de repente começaram a morrer. Só sobreviveu a anubia e feto de java. Como não tenho substrato fértil é natural que tal aconteça, no entanto para melhorar um pouco o estado de situação decidi que quero fazer uma receita de co2 caseira que vi.


Receita de CO2, material necessário:

- Uma garrafa plástica de 1,5 litros semi-opaca com tampa de enroscar
- Um tubo de ar idêntico aos usados com as bombas de ar
- Fermento biológico (Fermipan, por exemplo)
- Bicabornato de sódio (encontra-se nos hipers geralmente junto ao sal)
- Açúcar normal
- Pequena pedra difusora
- Silicone ou cola de pistola
- Água
- Válvula anti-retorno (para o caso de a garrafa ficar a um nível inferior ao aquário)
- Tesoura ou berbequim (para fazer um pequeno furo na tampa)
- Chávena de chá e colher de chá (para medir quantidades)
) Fazer um furo no topo da tampa com apenas a largura suficiente para deixar passar o tubo de ar;
b) Deixar apenas 5 cms de tubo de ar dentro da tampa, isto é, do lado que fica dentro da garrafa. A ideia é evitar que o tubo entre em contacto com o conteúdo da garrafa (adicionado mais à frente);
c) Vedar bem o espaço entre o furo da tampa e o tubo que o trespassa, com silicone ou cola de pistola p.e.;
d) Na outra ponta do tubo, que ficará dentro do aquário, ligar uma pequena pedra difusora;
e) Lavar bem a garrafa e misturar dentro desta os seguintes ingredientes: 1 litro de água (para melhores resultados, utilizar água sem cloro) + uma chávena de chá de açúcar + 1 colher de chá de fermento biológico (fermipan p.e.) + 1 colher de chá de bicabornato de sódio... agitar/misturar muito bem;
f) Tapar a garrafa com a tampa que fizemos, apertar bem. O resultado deverá ser semelhante a este:
g) Agora basta inserir o tubo com a pedra difusora dentro do aquário e daí a uma ou duas horas deverá começar a ver as primeiras bolhas de CO2.


Vale a pena fazer esta "receita"?
A quantidade dos ingredientes é a mesma para um aqua de 60 litros?
Preciso de opinões de quem perceba do assunto ou que já a tenha realizado.

Alexandre, eu já sei que fizeste pronuncia-te!

Ruy M.
Membro recem-chegado
Membro recem-chegado

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/12/2009
Idade : 41
Localização : Santarém/Caldas da Rainha

Ir para o topo Ir para baixo

co2 caseiro Empty Re: co2 caseiro

Mensagem  Alex Feliciano 2009-12-29, 16:50

Boas Ruy,

É verdade eu já fiz algo do genero há muito tempo e conheço quem também já fez e a conclusão que chegamos (e eu cheguei) é que se torna demasiado arriscado apesar de funcionar se for bem controlado mas vais chegar a uma altura em que perdes a paciencia quer para andar sempre a fazer co2 quer para arriscar a vida dos teus peixinhos... Ou seja, na altura em que fazes o co2 a pressão é muita e se não tiveres uma torneirita pra controlares a entrada de co2 no aquario corres o risco de matares os peixes, depois passado um dia ou dois a pressão já é menor e assim sucessivamente... obriga-te a regulares a torneira constantemente nunca conseguindo obter a quantidade de co2 desejada no aquário e passado poucos diazitos podes fazer um novo... Hoje em dia com a facilidade que existe em arranjar no mercado sistemas de co2 a bom preço não sei se compensa mas podes fazer a experiencia (repito, arriscada e requer atenção) e tenho a certeza que daqui a pouco tempo vais querer mesmo é optar por um sistema que te dê garantias e confiança naquilo que tás a fazer... Pois normalmente o co2 caseiro inspira sempre pouca confiança e isto que eu falo é algo que como disse dentro de pouco tempo vais achar o mesmo... Pois falo da experiencia que tive e do que já falei sobre esse assunto com alguns amigos que também o fizeram...

Cumps.
Alex Feliciano
Alex Feliciano
Moderador
Moderador

Mensagens : 76
Data de inscrição : 26/09/2009
Idade : 44
Localização : Óbidos

Ir para o topo Ir para baixo

co2 caseiro Empty Re: co2 caseiro

Mensagem  Ruy M. 2009-12-29, 17:11

Eu sabia que tinha riscos, mas se é efectivamente uma ameaça constante não vale a pena. Valerá a pena quando o aquario está apenas plantedo sem peixe.
A que preços posso então encontrar um sistema co2?
quanto dura uma botija?

Ruy M.
Membro recem-chegado
Membro recem-chegado

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/12/2009
Idade : 41
Localização : Santarém/Caldas da Rainha

Ir para o topo Ir para baixo

co2 caseiro Empty Re: co2 caseiro

Mensagem  Alex Feliciano 2009-12-29, 17:24

Epá preços assim por alto não te sei dizer mas encontras desde vinte e qualquer coisa euros até 300 euros, depende do sistema que queres, porque neste momento como te disse existe bastante oferta no mercado e para um aquario de 60 litros encontras de varios tipos e a preços que compensam... Very Happy
Quanto à duração das botijas depende muito também da dimensão do aquario (neste caso 60l. dura muito tempo mesmo e quando falo muito tempo mesmo bem plantado uma botija de 250g é capaz de te durar aí uns 4 meses sem mexeres em nada e não sei até que ponto não te pode durar mais...)

Cumps.
Alex Feliciano
Alex Feliciano
Moderador
Moderador

Mensagens : 76
Data de inscrição : 26/09/2009
Idade : 44
Localização : Óbidos

Ir para o topo Ir para baixo

co2 caseiro Empty Re: co2 caseiro

Mensagem  Ruy M. 2009-12-29, 17:29

No aquario de 60litros já não vou introduzir co2, uma vez que vai ser remodelado daquii a uns tempos para levar substrato fertil.
Eu estava para já a pensar no aquario de 200litros que tenho para montar. Mesmo levando um bom substrato fertil é assim tão importante para as palntas levar co2 constantemente?

Ruy M.
Membro recem-chegado
Membro recem-chegado

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/12/2009
Idade : 41
Localização : Santarém/Caldas da Rainha

Ir para o topo Ir para baixo

co2 caseiro Empty Re: co2 caseiro

Mensagem  Alex Feliciano 2009-12-29, 17:33

Se a intensão é montar um bom plantado eu considero tão importante o co2 para as plantas como o oxigenio para nós (é um exemplo que costumo dar) Laughing
Alex Feliciano
Alex Feliciano
Moderador
Moderador

Mensagens : 76
Data de inscrição : 26/09/2009
Idade : 44
Localização : Óbidos

Ir para o topo Ir para baixo

co2 caseiro Empty Re: co2 caseiro

Mensagem  Ruy M. 2009-12-29, 17:42

então mas para que raio serve o substrato fertil?
Eu sei que o co2 é como o oxigénio das plantas, mas julgava que o co2 libertado pela peixarada ia sendo suficiente para os gastos.
Eu já vi muitos aquarios sem substrato fertil com bons plantados, eu pensava que só nesses casos é que o co2 era essencial, num aquario com sub. fertil seria já apenas um complemento.

E que sistemas vendes lá na loja?
Se podesses avanar preços agradecia, senão quando tiver tempo vou lá xatear um bocado.

Ruy M.
Membro recem-chegado
Membro recem-chegado

Mensagens : 11
Data de inscrição : 27/12/2009
Idade : 41
Localização : Santarém/Caldas da Rainha

Ir para o topo Ir para baixo

co2 caseiro Empty Re: co2 caseiro

Mensagem  Alex Feliciano 2009-12-29, 17:54

Para ser mais façil de explicar vou explicar em calão Laughing
O substracto como o próprio nome indica serve como complemento nutricional (apesar de incompleto e por isso depois tens os fertelizantes para complementar o que vai estando em falta) e o Co2 é o que as plantas respiram como eu disse atrás o exemplo do oxigenio para nós...
Nós para vivermos necessitamos de proteinas, vitaminas, etç, não nos alimentamos do oxigenio que respiramos, mas também se não respirarmos morremos e as plantas é igual... (como disse em cima é uma explicação num termo calão mas tenho a certeza que percebeste o que quis dizer) lol!
Quanto a preços não sei de cor(estou de ferias até dia 4) cheers , mas passa lá que assim falamos um bocadito e mostro-te o que estou a falar que é também mais façil de perceberes e de ficares com a ideia exacta também do que é melhor pra o que pretendes fazer...
Alex Feliciano
Alex Feliciano
Moderador
Moderador

Mensagens : 76
Data de inscrição : 26/09/2009
Idade : 44
Localização : Óbidos

Ir para o topo Ir para baixo

co2 caseiro Empty Re: co2 caseiro

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos