H2hobby Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» 1º salgado - ricardo
Primeiro Aquario (41Ltr) Empty2011-06-15, 15:31 por Pedro armadilha 0.5

» meu aquário novo
Primeiro Aquario (41Ltr) Empty2011-06-15, 15:26 por Pedro armadilha 0.5

» 1º Reef Marco Mendes
Primeiro Aquario (41Ltr) Empty2011-05-18, 15:30 por Marco Mendes

» Reef 260Litros
Primeiro Aquario (41Ltr) Empty2011-04-07, 12:59 por Andre

» Pedra ornamental
Primeiro Aquario (41Ltr) Empty2011-03-28, 12:32 por Filipe Faria Meca

» Discus Spot ...
Primeiro Aquario (41Ltr) Empty2011-03-19, 18:08 por Andre

» Espaço dedicado à TMC (Tropical Marine Centre)
Primeiro Aquario (41Ltr) Empty2010-12-10, 06:06 por Raul Matos

» Vila Velha
Primeiro Aquario (41Ltr) Empty2010-11-17, 14:02 por Alex Feliciano

» TPA`s (Troca parciais de água)
Primeiro Aquario (41Ltr) Empty2010-11-11, 09:00 por joaoTomas

Galeria


Primeiro Aquario (41Ltr) Empty
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Votação

Qual a melhor marca de filtros na sua opinião?

Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_lcap9%Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_rcap 9% [ 3 ]
Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_lcap6%Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_rcap 6% [ 2 ]
Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_lcap76%Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_rcap 76% [ 26 ]
Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_lcap0%Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_rcap 0% [ 0 ]
Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_lcap0%Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_rcap 0% [ 0 ]
Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_lcap0%Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_rcap 0% [ 0 ]
Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_lcap9%Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_rcap 9% [ 3 ]
Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_lcap0%Primeiro Aquario (41Ltr) Vote_rcap 0% [ 0 ]

Total de votos : 34

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário


Primeiro Aquario (41Ltr)

+3
ferreira
Alex Feliciano
Duscher
7 participantes

Ir para baixo

Primeiro Aquario (41Ltr) Empty Primeiro Aquario (41Ltr)

Mensagem  Duscher 2009-09-29, 06:33

Boa Tarde a todos...

É com enorme satisfação que vejo a criação deste forum, pois tenho a certeza que irá ser mais uma grande ajuda que poderemos encontrar, e ao mesmo tempo uma partilha de informação entre todos que nos irá ajudar certamente... Falando por mim que vou agora começar na "Guerra" dos Salgados.. Wink

Pois bem, vou começar em algo bastante pequeno o que não me irá ajudar muito visto que estou agora a começar, mas depois mais tarde vou pensar em migrar para algo maior...

Portanto para já o panorama é o seguinte:

Aquário = 49 (comp) x 29 (alt) x 29 (larg)
Litros = 41
Bomba de circulção = 800 L/h
calha com 2 Lampadas = Ocean Sun 10,000K + Coral Sun Actinic 420
Não vou utilizar escumador, que acho que nestas dimensões não haverá necessidade.

Estava a pensar em colocar 1 coral ou 2, e colocar 2 peixes palhaços, e 1 camarão.
Vamos lá ver se não vai ficar apertado para tanta coisa.. mas a ver vamos Smile

Não vou colocar para já as fotos da montagem, mas amanhã se conseguir actualizo =)

Abraço
Duscher
Duscher
Membro recem-chegado
Membro recem-chegado

Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/09/2009
Idade : 36
Localização : Caldas da Rainha

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro Aquario (41Ltr) Empty Re: Primeiro Aquario (41Ltr)

Mensagem  Alex Feliciano 2009-09-29, 07:28

Boas Duscher,

antes de mais, bem vindo!
Como foi já referenciado por ti, esse aquário é pequeno sim, mas é possivel fazer dele um aquário giro!
Tens de ter em conta (visto ser um aquário pequeno) duas ou três regras que são fundamentais nesse tipo de aquários como por exemplo a questão da comida para os seres que nele habitam ou irão habitar (muito bem doseada), a temperatura (que por vezes em aquários pequenos é dificil de controlar) e a densidade (devido à evaporação de água), entre outras mas talvez estas sejam as três regras a levar em conta com uma maior seriedade!
Mas a regra principal e que temos de ter mais em conta é o bem estar e as condições que devemos de dar aos seres que poderão vir a habitar nesse ou em qualquer outro aquário por isso quando te referes a dois peixes palhaço e um camarão dizes muito bem "a ver vamos" porque tem de ser muito bem estudado se o aquário vai permitir isso tudo ou por exemplo só um peixe palhaço e um camarão por exemplo...
Quanto à questão do escumador, existem escumadores pequenos pensados para aquários pequenos mas pode ser substituido (na minha opinião devido ao volume de água desse aquário) por trocas de água (TPA) e de referenciar que é importante rocha viva de boa qualidade.

Boa sorte para essa montagem, ficamos a aguardar pelas fotos! Laughing
Alex Feliciano
Alex Feliciano
Moderador
Moderador

Mensagens : 76
Data de inscrição : 26/09/2009
Idade : 43
Localização : Óbidos

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro Aquario (41Ltr) Empty Re: Primeiro Aquario (41Ltr)

Mensagem  Duscher 2009-09-30, 05:15

Alex desde já o meu obrigado pelos conselhos que já me deste até hoje Wink tenho a certeza que são fundamentais para que isto tudo possa correr bem...

Por falar em temperatura da água, o termóstato que tenho é de 100W, não achas que será demasiado para um aquário tão pequeno? :X

E já agora, sei que existe alguns sistemas de repôr a água que evapora automaticamente, não me consegues dar nenhuma ideia de como o posso fazer?

obrigado mais uma vez Wink
um abraço
Duscher
Duscher
Membro recem-chegado
Membro recem-chegado

Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/09/2009
Idade : 36
Localização : Caldas da Rainha

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro Aquario (41Ltr) Empty Re: Primeiro Aquario (41Ltr)

Mensagem  ferreira 2009-09-30, 05:24

Olá Duscher, pois realmente vais montar um salgado muito pequeno o que vai fazer com que tenhas alguma atenção para que corra bem pois aquários pequenos é sempre mais dificil de manter estáveis, consegue-se mas com dedicação Wink
O termostacto que referes de 100W era desnecessário caso tivesses um de 50W mas visto que já tens esse, acho que podes utilizar esse que não vais ter problema (falo de problemas muito diferentes de um de 50W)
Como já foi dito a cima pelo Alex, tem atenção à quantidade de seres vivos que vais lá colocar e principalmente depois à alimentação, rocha viva, corais, invertebrados...
Vai actualizando o post para podermos acompanhar esse nano! Wink

cumps

Ferreira
ferreira
ferreira
Membro recem-chegado
Membro recem-chegado

Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro Aquario (41Ltr) Empty Re: Primeiro Aquario (41Ltr)

Mensagem  Alex Feliciano 2009-09-30, 15:02

Boas Duscher.
em principio não irás ter grandes problemas com o termostacto de 100W se este for de boa qualidade mas o tempo agora no inicio o dirá se existe muita dificuldade em controlar isso ou não mas se tiveres um de 50W utiliza antes o de 50W.
Existe uma forma de repores água de forma muito economica e fácil na maior parte dos casos que é arranjares uma garrafa de água de 1,5L (que para o teu aquário chega) ou um garrafão de 5L, aplicares uma mangueirita daquelas que são utilizadas nas bombas de ar com uma torneira também das que se usam pra controlar a pressão das bombas de ar e afinares isso de tal forma que fique a pingar por exemplo durante a noite juntamente com kalk (hidroxido de calcio) o que faz com que além de estares a repor água, também estás a quebrar a queda do ph que durante a noite(no aquário) tem sempre tendencia a cair um pouco.
É uma ideia, que na minha opinião, talvez possa servir para repores água de modo "automatico". Smile

Abraço
Alex Feliciano
Alex Feliciano
Moderador
Moderador

Mensagens : 76
Data de inscrição : 26/09/2009
Idade : 43
Localização : Óbidos

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro Aquario (41Ltr) Empty Re: Primeiro Aquario (41Ltr)

Mensagem  Duscher 2009-10-01, 04:44

Boas Alex... Very Happy
Olha essa não conhecia... Portanto o meu obrigado desde já HeHe...
vou ter que procurar imagens desse esquema para o montar aqui no meu aquário Wink... para que nunca lhe falte água...

Para já vou deixar aqui umas fotos da montagem para darem ideias e opiniões e claro para verem como ficou até ao momento... Smile

Sem água:
Primeiro Aquario (41Ltr) DSC00028

Com água (lolol)
Primeiro Aquario (41Ltr) DSC00029

Fabrico de Sal:
Primeiro Aquario (41Ltr) DSC00032
Primeiro Aquario (41Ltr) DSC00034

Com a Adição de Areia:
Primeiro Aquario (41Ltr) DSC00036

Com Rocha viva (5kg):
Primeiro Aquario (41Ltr) DSC08273

Digam a vossa opinião para me ajudarem Wink
Já agora, visto que inseri Rocha viva, qual será o tempo ideial para ter a iluminação ligada?

Obrigado


Última edição por Duscher em 2009-10-05, 12:36, editado 1 vez(es)
Duscher
Duscher
Membro recem-chegado
Membro recem-chegado

Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/09/2009
Idade : 36
Localização : Caldas da Rainha

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro Aquario (41Ltr) Empty Re: Primeiro Aquario (41Ltr)

Mensagem  Filipe 2009-10-01, 12:47

boas.

o alex pode-te dizer com mais certeza , mas penso que umas 4-5 horas seja suficiente.....

so uma pergunta, esse filtro tem esponja ou nao tem nada "la dentro" ????
se tiver esponja , nao te ajuda em nada, bem pelo contrario.....
se quizeres meter alguma coisa , põe carvao activado ou algum tipo de resina.

fica bem

Filipe
Membro recem-chegado
Membro recem-chegado

Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/09/2009
Idade : 36
Localização : caldas da rainha

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro Aquario (41Ltr) Empty Re: Primeiro Aquario (41Ltr)

Mensagem  daniel santos 2009-10-01, 13:36

Boas,

Mete as foto sno phtobucket que assim as imagens aparecem logo aqui e nao aparec eo link....

www.photobucket.com

Quanto ás horas de luz como a foi dito o alex pode-te precisar mais mas anda a volta das 4 ás 7 horas por ai...

Cumps
daniel santos
daniel santos
Moderador
Moderador

Mensagens : 57
Data de inscrição : 27/09/2009
Idade : 32
Localização : Caldas da Rainha

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro Aquario (41Ltr) Empty Re: Primeiro Aquario (41Ltr)

Mensagem  Alex Feliciano 2009-10-01, 13:59

Boas,
na minha opinião acho que deves de começar com 4 horinhas depois com calma e com o tempo vai-se subindo mais um pouco... Wink
Alex Feliciano
Alex Feliciano
Moderador
Moderador

Mensagens : 76
Data de inscrição : 26/09/2009
Idade : 43
Localização : Óbidos

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro Aquario (41Ltr) Empty Re: Primeiro Aquario (41Ltr)

Mensagem  Duscher 2009-10-05, 12:57

Boas noites...

pois é tenho andado um pouco ocupado e não tenho tido lá muito tempo para actualizar, mas hoje já se arranjou um bocadinho para o fazer Wink...

Filipe ,não uso filtro, acho que aquilo que te estavas a referir será a bomba de circulação e sim tem uma esponja lá dentro...

Daniel Santos, o meu obrigado Wink... já lá fui ao photobucket e acho que já consegui fazer aquilo que me disses-te hehe

Alex, tenho seguido o teu conselho e tenho deixado ficar a iluminação ligada com cerca de 4h diáriamente...
Agora começa-se a notar é que a rocha está a começar a perder os seus tons mais vermelhados, começando a aparecer uma espécie de um musgo na rocha...

Pelo que percebi isto é normal, mas será que devo começar já a fazer TPA's?

Já encontrei uns 2 carangueijos pequenos lá nos buracos da rocha, um outro ser qualquer que parece uma minhoca com pintas, e por fim.. outro bicho qualquer que não faço a mínima ideia do que possa ser!! :X parece uma-se um camarão que está dentro de um buraco as vezes mete a cabeça e as antenas de fora e volta logo para dentro...

Minhoca:
Primeiro Aquario (41Ltr) Minhoca

Carangueijo:
Primeiro Aquario (41Ltr) Carangueijo

Bicho esquisito:
Primeiro Aquario (41Ltr) Bichoesquisito1

Primeiro Aquario (41Ltr) Bichoesquisito2

Com isto... visto que mais tarde vou querer ter corais, não acham perigoso ter os carangueijos ali dentro assim como os restantes bichos que não faço ideia o que são!?

se poderem ajudar o meu obrigado Wink

cumps.
Duscher
Duscher
Membro recem-chegado
Membro recem-chegado

Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/09/2009
Idade : 36
Localização : Caldas da Rainha

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro Aquario (41Ltr) Empty Re: Primeiro Aquario (41Ltr)

Mensagem  Loja H2hobby 2009-10-05, 13:43

Boas Duscher,

esse bicho que referes como esquisito parece-me um mantis e isso não é muito famoso (é um camarão predador que pode por exemplo comer peixes pequenos, invertebrados, buzios, etç. que introduzas no teu aquário)
Vou-te dar um conselho que é tentares apanhar o mantis (tarefa nada façil) ou levares a rocha até à loja (H2hobby) e nós tentamos ou retira-lo de lá ou trocar-te a rocha por outra, mas para isso tens de ter a certeza que ele está nela, pois eles procuram varias tocas por vezes...
Na eventualidade de tentares ser tu a captura-lo tem cuidado com os deditos que isso pode magoar a serio...
Entretanto deixo-te um link onde podes ver um que foi capturado com uma armadilha feita pelo dono do aquário onde ele estava e podes também te certificares se é realmente um mantis...

http://reefkeeping.com/issues/2004-03/jf/feature/index.php

Cumps

H2hobby
Loja H2hobby
Loja H2hobby
Moderador
Moderador

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/09/2009
Localização : Caldas da Rainha

http://h2hobby.no.comunidades.net/

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro Aquario (41Ltr) Empty Re: Primeiro Aquario (41Ltr)

Mensagem  Duscher 2009-10-05, 16:25

ui... bela guerra que vou ter com este mantis então! lol

Já tirei a rocha para fora, vi alguns carangueijos mas o suposto sitiu do mantis é um boraco que por sua vez não parece terminar logo ali á superficie... vou ter que arranjar uma forma de o apanhar! nem que tenha que armar a cana da pesca aqui dentro do aquário LOL..

de qualquer forma Obrigado pela informação.. não fazia ideia que o bicho poderia ser perigoso e que muito menos se chamaria mantis (caso se confirme)..

Quanto aos caragueijos, há algum problema de estes permanecerem no aquário?
Duscher
Duscher
Membro recem-chegado
Membro recem-chegado

Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/09/2009
Idade : 36
Localização : Caldas da Rainha

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro Aquario (41Ltr) Empty Mantis

Mensagem  Rui Campos 2009-11-16, 17:35

Boas, parece um Mantis, tive tambem um de oferta que veio junto com a rocha, o Alex disse-me que com agua oxigenada poderia apanhar e foi o que fiz arranjei uma seringa e pos 5mml dela injectei na toca passado 2 segundos ca estava ele fora da tca atordoado e assim facilmente o apanhei com uma rede e sem mexer nas rochas, bicho duro teve 3 dias num frasco de vidro fechado com pouca agua e sempre activo levei ao Alex penso que ainda o tem Primeiro Aquario (41Ltr) Icon_biggrin .
Fica bem.

Rui Campos
Membro recem-chegado
Membro recem-chegado

Mensagens : 3
Data de inscrição : 03/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Primeiro Aquario (41Ltr) Empty Re: Primeiro Aquario (41Ltr)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos